Ações Sociais

Incluir é Preciso

O projeto Incluir é Preciso foi criado no ano de 2012 pelo empresário José Carlos Ruiz, com o objetivo de promover e estimular a cidadania junto às crianças do Município de Pirenópolis.

A metodologia definida para a execução do projeto foi: desconstruir barreiras pré-conceituais, despertar o sentimento de solidariedade e valorizar o papel de cada criança na sociedade.

Metas

– Disponibilizar uma vez por mês suas dependências para receber uma turma de alunos do 1º ao 4º ano da rede educacional de Pirenópolis.

– Proporcionar durante a visita desses alunos atividades que contribuam para a o sucesso dos objetivos do projeto.

– Convidar para o evento com antecedência, autoridades e empresários locais ligados direto ou indiretamente ao setor turístico.

Ações

O projeto conta inicialmente com um pequeno tour pelas dependências do Hotel até o auditório, onde são ministradas palestras educativas sobre filosofia, comportamento, higiene, alimentação e meio ambiente. Logo após as palestras um variadíssimo café da manhã é oferecido para os alunos, convidados e participantes do projeto. Finalizando a visita todos participam de atividades lúdicas com sorteio de brindes.

Apoio e Colaboradores

Apoio:

Prefeitura Municipal De Pirenópolis e a Secretaria Municipal de Educação.

Colaboração:

Valéria Ruiz – Empresa Metais Nobres de Goiânia (GO)

Sonia Naoum – Bangkok Restaurante de Pirenópolis (GO)

Incluir é Preciso - Dia das Crianças

É uma edição especial e comemorativa do projeto Incluir é Preciso, realizada no mês de outubro em data próxima ao Dia das Crianças.

A premiação é para os alunos da rede municipal em idade entre 09 e 11 anos com bom histórico escolar e comportamental.

Estes alunos além de participarem de todas as atividades desenvolvidas pelo projeto têm também acesso a área de lazer do hotel para brincar e se divertir sob a supervisão dos professores.

Natal Solidário

Sendo o Natal uma data que desde sua concepção busca tocar e despertar os corações para a paz o amor e a solidariedade, o Hotel Pousada Mandala criou para este dia a Festa da Solidariedade.

São convidadas para esta festa cerca de 80 pessoas carentes, preferencialmente crianças e idosos, que juntamente com os colaboradores do Hotel Pousada Mandala, suas famílias e hospedes participam deste evento de confraternização.

A Festa Solidaria conta com diversas e animadas brincadeiras e com a tradicional Ceia Natalina e claro, a presença do Papai Noel presenteando a todos os convidados da Festa da Solidariedade.

Ações Ambientais

Reflorestar e Farmácia Natural

O Hotel Pousada Mandala no decorrer do ano de 2013 reflorestou uma área a 3 km da cidade de Pirenópolis com 500 espécies de árvores nativas e frutíferas.

Atualmente o Hotel Pousada Mandala conta com a Horta PAIS (produção agroecológica integrada e sustentável) e com um grande Jardim Sensorial no Refugio Avalon, sendo este composto por mais de 100 espécies de ervas medicinais e aromáticas.

O Jardim Sensorial tem como objetivo promover o contato direto de todos com as ervas e resgatar a tradicional medicina secular dos remédios caseiros.

O Hotel Pousada Mandala conta ainda no Refugio Avalon com um grande viveiro de ervas medicinais, possibilitando assim aos moradores e visitantes acesso as ervas da farmácia natural.

Ações Sociais e Ambientais

Coleta Seletiva

– Os resíduos orgânicos e inorgânicos gerados no empreendimento, são separados e encaminhados de maneira correta até sua destinação final.

– O resíduo orgânico é enviado para ao Refúgio Avalon, onde uma parte é destinada para alimentação de animais e a outra para o canteiro de compostagem, que fornece a adubação das hortas e dos jardins.

– O óleo usado é destinado para fabricação de sabão.

– As garrafas de plástico (pet) e outros materiais plásticos, assim como vidros e latas de alumínio, são encaminhados para associações e/ou empresas de reciclagem.

– O lixo tecnológico/eletrônico é enviado de volta aos fabricantes com a ajuda da empresa Info Pireneus.

– O lixo sem destinação especifica ou improprio para reciclagem é embalado e destinado à coleta do município.

Tratamento de Esgoto

O Hotel Pousada Mandala tem adotado o sistema ecológico de fossas sépticas, este com filtro biológico também conhecido como roda de bananeira ou vala de bananeira.

Vale lembrar que este sistema protege em larga escala os recursos hídricos da região.

Conscientização Ambiental

O Hotel Pousada Mandala é colaborador e apoiador de projetos locais com atuação na área de conscientização ambiental; Projeto Planeta Sagrado e Ser XXI, ambos com a missão de despertar crianças, jovens e adultos para a um novo comportamento diante das vidas e dos recursos naturais de nosso planeta.

Aquecimento Solar

Temos um excelente sistema de aquecimento solar em todo o hotel, incluindo todas as suítes, mantendo assim o conforto aliado à sustentabilidade.

A piscina para adultos do hotel conta também com um sistema similar “climatização” que mantem a água em temperatura média de 28°, proporcionando momentos agradáveis a todos sem impacto ao meio ambiente.

“Promover á igualdade é o que motiva o trabalho educativo que está sendo realizado mensalmente nas instalações do Hotel Pousada Mandala.”
Nivaldo Antônio de Melo, Prefeito de Pirenópolis – Goiás. (Outubro de 2012).

O Hotel Pousada Mandala tem como missão desenvolver sua atividade em consonância com o direito e o dever de proteger e preservar o meio ambiente.