Tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1989, a Charmosa Pirenópolis está localizada há poucos quilômetros da cidade de Brasília-DF e Goiânia – GO.

A cidade possui curiosidades históricas e culturais e, ao mesmo tempo, locais para práticas de ecoturismo e esportes de aventuras. Além de tradicionais festas folclóricas e importantes eventos realizados, o visitante encontrará ao redor do município uma natureza exuberante protegida por santuários de vida silvestre e enriquecida por rios e cachoeiras de grande beleza, além da cordialidade de um povo simples e hospitaleiro.

Suas simpáticas ruas são preenchidas por casarões, prédios e igrejas em estilo colonial. Estas tradições culturais estimularam o desenvolvimento de um original artesanato local, em que se destacam os ateliês de prata e de móveis rústicos. Há ainda o trabalho da fiação de colchas e cortinas e a criação de objetos em barro e pedra.

Pirenópolis é palco da festa folclórica das Cavalhadas desde 1826, introduzida pelo padre Manoel Amâncio da Luz no formato de uma peça teatral com o nome ‘’ O Batalhão de Carlos Magno’’. A cidade mantém forte essa tradição, tendo como pontos motivadores para manter vivas suas tradições, a beleza do espetáculo e o prazer pela montaria.

As Cavalhadas de Pirenópolis acontecem 50 dias após a Páscoa, durante as comemorações da Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agita Pirenópolis

Charmosa Pirenópolis

Refúgio Avalon